Recibo verde ou empresa unipessoal
De persoon die dit onderwerp heeft geplaatst: Manuela Domingues
Manuela Domingues
Manuela Domingues  Identity Verified
Portugal
Local time: 21:15
Frans naar Portugees
+ ...
May 30, 2015

Boa tarde a todos,

Gostaria de saber as vossas experiências em termos de tradutores freelance. Optaram por trabalhar a recibo verde ou por abrir uma empresa unipessoal? Pelo que me disseram, e não sei se será bem assim, quem trabalhar a recibo verde, tem que pagar + de 50% por mês do seu vencimento à SS + finanças. Aquando do IRS, a percentagem para tradutor freelance é de 75% no que se refere ao pagamento dos impostos.
No entanto, também me salientaram que abrir uma
... See more
Boa tarde a todos,

Gostaria de saber as vossas experiências em termos de tradutores freelance. Optaram por trabalhar a recibo verde ou por abrir uma empresa unipessoal? Pelo que me disseram, e não sei se será bem assim, quem trabalhar a recibo verde, tem que pagar + de 50% por mês do seu vencimento à SS + finanças. Aquando do IRS, a percentagem para tradutor freelance é de 75% no que se refere ao pagamento dos impostos.
No entanto, também me salientaram que abrir uma empresa unipessoal compensava mais, na medida em que os descontos seriam de aproximadamente 30%, mas que, após o 2º ano de abertura da mesma, a pessoa deverá pagar 1000€ por ano de PEC, tendo prejuízos ou lucros.
Alguém me consegue esclarecer sobre este assunto e o que realmente compensa mais, ou se existe outra forma de actividade para se tornar trabalhador por conta própria?

Obrigada
Collapse


 
121 Y
121 Y
Portugal
Local time: 21:15
Recibos verdes... May 31, 2015

Boa tarde,
Sugiro que consulta um contabilista, ou Técnico Oficial de Contas, que, mediante um preço módico, responderá com maior garantia de seriedade. Pode, em alternativa, dirigir-se á Repartição das Finanças de que depende (a sua morada fiscal).
Cumprimentos.


 
ana raquel (X)
ana raquel (X)  Identity Verified
Portugal
Local time: 21:15
Engels naar Portugees
+ ...
Recibos verdes... May 31, 2015

Também estou a tentar perceber como funciona isto de trabalhar como freelance. 121 Y onde se podem encontrar esses contabilistas ou técnicos oficiais de contas? E o que significa um preço módico?

 
Ana Vozone
Ana Vozone  Identity Verified
Local time: 21:15
Lid 2010
Engels naar Portugees
+ ...
Trabalho há 36 anos com recibos verdes Jun 1, 2015

tenho contabilidade organizada, e tenho uma contabilista. Nunca achei vantagem em mudar para uma empresa unipessoal.

Contudo, cada caso é um caso, pelo que sugiro que procure nas Páginas Amarelas um escritório de contabilidade na sua zona e que faça uma visita para esclarecer tudo.

http://www.pai.pt/

Este assunto é discutido com frequência na Internet, pelo que também sugi
... See more
tenho contabilidade organizada, e tenho uma contabilista. Nunca achei vantagem em mudar para uma empresa unipessoal.

Contudo, cada caso é um caso, pelo que sugiro que procure nas Páginas Amarelas um escritório de contabilidade na sua zona e que faça uma visita para esclarecer tudo.

http://www.pai.pt/

Este assunto é discutido com frequência na Internet, pelo que também sugiro que leia alguns dos artigos que encontrei numa pesquisa simples...

https://www.google.pt/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=recibo%20verde%20ou%20unipessoal

Abraço e boa sorte!
Collapse


 
Manuela Domingues
Manuela Domingues  Identity Verified
Portugal
Local time: 21:15
Frans naar Portugees
+ ...
ONDERWERPSTARTER
Obrigada Jun 1, 2015

Obrigada a todos! Tudo depende do TOC também, pois é que um deles já me assustou na medida em que disse que era impensável trabalhar apenas a recibo verde, por causa da SS, para além de ter de recair 75% no IRS anual.
É que fazendo contas, um tradutor que ganhe 2500€, tem de dar metade ou mais do vencimento para a SS + finanças. Ao fim de um ano, ganha 30 000€, dos quais tem que dar 7500€ de impostos. Fazendo bem as contas, acaba por ganhar 600€ por mês em vez de 2500€. Será mesmo assim?


 
Inga Petkelyte
Inga Petkelyte  Identity Verified
Portugal
Local time: 21:15
Litouws naar Portugees
+ ...
Perplexa Jun 5, 2015

Ana Vozone wrote:

tenho contabilidade organizada, e tenho uma contabilista. Nunca achei vantagem em mudar para uma empresa unipessoal.


Sendo que a unipessoal tem obrigatoriamente a contabilidade organizada, faz facturação através do programa certificado, paga todos e quaisquer impostos e taxas, qual então a grande diferença entre a limitada e unipessoal, além do número de sócios e das imposições na formação da designação?


 
Manuela Domingues
Manuela Domingues  Identity Verified
Portugal
Local time: 21:15
Frans naar Portugees
+ ...
ONDERWERPSTARTER
Contabilidade organizada Jun 5, 2015

Inga Petkelyte wrote:

Ana Vozone wrote:

tenho contabilidade organizada, e tenho uma contabilista. Nunca achei vantagem em mudar para uma empresa unipessoal.


Sendo que a unipessoal tem obrigatoriamente a contabilidade organizada, faz facturação através do programa certificado, paga todos e quaisquer impostos e taxas, qual então a grande diferença entre a limitada e unipessoal, além do número de sócios e das imposições na formação da designação?


Obrigada pela sua resposta. Agora pergunto eu, quais são as vantagens entre trabalhar a recibos verdes em regime simplificado, e a recibos verdes com contabilidade organizada? Conseguem viver apenas da tradução a recibos verdes com contabilidade organizada?


 


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

Recibo verde ou empresa unipessoal






TM-Town
Manage your TMs and Terms ... and boost your translation business

Are you ready for something fresh in the industry? TM-Town is a unique new site for you -- the freelance translator -- to store, manage and share translation memories (TMs) and glossaries...and potentially meet new clients on the basis of your prior work.

More info »
Trados Business Manager Lite
Create customer quotes and invoices from within Trados Studio

Trados Business Manager Lite helps to simplify and speed up some of the daily tasks, such as invoicing and reporting, associated with running your freelance translation business.

More info »